Renove sua piscina de concreto ou fibra. Agora é a hora, não espere o verão chegar!
Renove sua piscina de concreto ou fibra. Agora é a hora, não espere o verão chegar!

Data: 30/08/2021

Você sabe como pintar uma piscina corretamente?

 

Saber como pintar uma piscina de maneira correta é fundamental para garantir o bom estado da área. Apesar de parecer uma tarefa fácil, ela exige cuidados essenciais para que a superfície não seja danificada. Caso você não dê atenção a essas precauções, provavelmente sairá no prejuízo e seu espaço de lazer ficará desagradável.

Para que isso não aconteça, nós da Tintas Maza elaboramos este artigo com dicas para a pintura da sua piscina. Aqui você descobrirá todas as informações necessárias para realizar o procedimento adequadamente. Confira!

 

Por que é importante saber como pintar uma piscina sem erros?

 

Seja durante a reforma da casa ou durante uma manutenção periódica, a pintura da piscina deve ser levada em consideração. Isso acontece porque ao escolher a tinta do local incorretamente, desgastes acontecerão com mais facilidade. Ou seja, você precisará gastar mais dinheiro do que o normal com consertos.

É necessário refletir que ao longo do tempo, os produtos de limpeza acabam deteriorando a pintura. Em alguns casos, o próprio cloro é responsável por essa corrosão. Esses episódios acabam destruindo a estética do local e contribuem para deixar a piscina menos convidativa. Portanto, ao descobrir como pintar uma piscina de maneira certa, a sua área de lazer se tornará muito mais agradável para todos.

 

Quais são os itens fundamentais para fazer a pintura da piscina?

Impermeabilização

 

Saber como pintar uma piscina vai além de conhecer a quantidade certa de demãos. É preciso entender quais itens serão diferenciais para o procedimento, como a impermeabilização. Ela impede que água, fungos e bactérias atravessem o material. Essa característica é imprescindível no momento da pintura, porque impede que a tinta se desgaste. Tenha ciência de que sem a impermeabilização, as estruturas podem sofrer com fissuras, fungos, corrosão de armaduras e deterioração do concreto.

O ideal é que você procure por tintas que já sejam impermeáveis, principalmente se a piscina for de alvenaria. Dessa maneira, você terá uma maior durabilidade e economia no momento da compra dos produtos.

Equipamentos certos

 

Antes de iniciar a pintura, separe as ferramentas corretas para a realização do processo. Geralmente, é necessário que você tenha em mãos uma escova e produtos desengordurantes para fazer a limpeza inicial. Você também irá precisar de uma lavadora de alta pressão e lixas para melhorar a adesão da tinta.

Certifique-se de comprar um rolo de pintura de alta qualidade adequado ao tipo de tinta que irá utilizar, para não sofrer transtornos. Se a sua piscina for muito grande, prefira os rolos de haste longa, para facilitar o processo.

Escolha certa da tinta

 

Existem dois tipos de piscina: as construídas e as pré-fabricadas. Basicamente, as construídas são de concreto e as pré-fabricadas podem ser de fibra de vidro ou vinil. É necessário que você se baseie nessa informação para escolher a tinta correta.

É possível encontrar inúmeros tipos de tintas no mercado. Alguns produtos, como o esmalte PU, costumam se adequar à fibra e ao concreto. Assim, diminuem as chances de escolher a tinta inadequada para o material de fabricação da piscina.

A vantagem do esmalte PU é que ele não é solúvel em água. Dessa forma, ele não se desgasta em contato com a umidade e resiste bem a ação do cloro. O seu acabamento costuma ser mais brilhoso.

Uma ótima opção é o Esmalte PU Piscinas da Maza. É possível escolher entre branco e azul, de acordo com a decoração do seu espaço. Os grandes benefícios do produto são alta durabilidade e aderência. Portanto, ele não corrói com o passar do tempo, o que resulta em uma menor necessidade de manutenções.

Constância com os produtos

 

Geralmente, o retoque da pintura é feito a cada quatro ou cinco anos. Procure no manual de instruções do fabricante qual o intervalo ideal, de acordo com o seu produto. No momento de fazer esse retoque, busque utilizar a mesma tinta.

 

Cuidados necessários no momento da pintura

 

Algumas precauções podem ser úteis para que o procedimento seja feito de maneira mais simples e segura. A primeira delas é a escolha da data. Prefira dias mais amenos, para que a secagem seja mais rápida e para evitar que as intempéries atrapalhem.

Caso a sua piscina tenha fissuras e buracos, realize o reparo e certifique-se de que o tempo de secagem do material utilizado na correção tenha sido respeitado antes de iniciar a pintura. Também é importante certificar-se de que a superfície esteja bem limpa, seca, desengordurada e livre de resíduos de produtos que possam reagir com a tinta, para evitar bolhas. Lembre-se de sempre utilizar equipamentos de proteção individual, como máscara, luvas e óculos de proteção e tomar as precauções de segurança necessárias para lidar com os materiais. Caso contrário, você pode sofrer com irritações nos olhos, pulmões e pele.

Agora que você já sabe como pintar uma piscina, conte com a Tintas Maza para curtir o verão. Não deixe de visitar nossas redes sociais para ficar por dentro!

 

Tintas Maza é #PaixãoPorQualidade