Grafiteiros de Guarulhos (SP) revitalizam viela “Beco do Robin” no Parque Santo Antônio
Grafiteiros de Guarulhos (SP) revitalizam viela “Beco do Robin” no Parque Santo Antônio

Data: 23/11/2021

Artistas de Guarulhos (SP) realizam ações sociais de revitalização da viela conhecida como “Beco do Robin”, no bairro Parque Santo Antônio, com a ajuda da Tintas Maza doando o material de pintura para o grafite. Com as ilustrações de personagens do mundo geek, a pequena via que liga a rua Diva, rua 2° Sargento Rubens Leite e rua Central, ganhou vida e cores. A temática de heróis foi escolhida devido ao local ser ponto de passagem de pais e alunos da escola Izolina Alves David, que a região abriga.

 

Há mais de um ano, o desenhista e pintor Robson Ferreira, 44 anos, viu a necessidade da mudança quando passou a acompanhar a esposa até o ponto de ônibus próximo ao local. Até então, tratava-se de um espaço esquecido pelo poder público, sendo ponto de constante descarte de lixo e de uso de drogas. Por iniciativa própria, o artista começou a varrer a escadaria e percebeu que a pequena rua tinha potencial.

 

Ele então convidou um grande grafiteiro da cidade, Iuri Mattos para apoiar o projeto e partir daí, diversos outros artistas foram chegando, como Claudinei Montenegro, Adriano Gambim, Márcio Cardoso, Jonathan Goró, Rim Chiaradia e todos os dias novos grafiteiros participam.

 

Espero que essa ação consiga atrair mais gente e fique transitável, minha ideia sempre foi essa, aumentar o fluxo e não deixar abandonada”, explicou Ferreira.

 

Além dos desenhos nos muros, em junho começaram os reparos com a colaboração dos vizinhos e instituições na doação de tintas e material de obra. A revitalização contínua, já são mais de 27 artes que tem atraído visitantes para selfs. No último final de semana aconteceu mais uma etapa da ação social. Além das obras artísticas, o beco teve a participação de personagens cosplay, apoio de empresas e o incentivo dos moradores.

 

Moradora da rua 2° Sargento Rubens Leite há 12 anos, Vanda Aparecida dos Santos, 52 anos, conta como o ambiente mudou depois da revitalização.

 

Melhorou bastante porque tinham muitas pessoas que lidavam com coisas ilícitas aqui. A gente já presenciou cenas de assalto, violência doméstica, sexo explícito, além de banheiro público. Com esse evento, inibiu muito a ação dessas pessoas”, relatou Vanda.

 

O personagem Robin, que batiza o beco, foi o primeiro a ser estampado. O nome Beco do Robin faz reverência ao Beco do Batman, na Vila Madalena, famosa região que abriga intervenções artísticas em diversas ruas.

Robson agora pede mais apoio e doações de material para dar continuidade ao projeto. O objetivo do desenhista é fazer da viela uma galeria a céu aberto aos moldes do Beco do Batman, com eventos de troca de gibis, vendas de artesanato e food truck. O grupo mantem um perfil na rede social @beco.do.robin onde pessoas podem acompanhar os trabalhos e realizar doações.

 

Espero que some, que seja uma marca de Guarulhos (SP) que as pessoas possam usufruir”, concluiu o artista.